Alerta APIB #01 Covid-19 e povos indígenas
➖sexta-feira, 16 de abril de 2020

▪️Parentes dos povos indígenas de todo o Brasil, o ‘Alerta APIB’ é um acompanhamento diário sobre a pandemia da Covid-19 na vida de nós povos indígenas.

▪️Este vírus não é só uma “gripezinha” como tenta constantemente afirmar o presidente Bolsonaro.

▪️Estamos diante de um contexto grave para vida de todos nós e por isso a APIB está lutando para que hospitais de campanha exclusivos para indígenas sejam construídos.

▪️Segundo o Ministério da Saúde, os dois indígenas que morreram, no sábado (11), foram contaminados por Coronavírus dentro dos hospitais, no Amazonas.

▪️É urgente também a aquisição de testes rápidos para que casos suspeitos sejam prontamente identificados evitando a contaminação de mais pessoas que vivem nas comunidades.

▪️A morte de um adolescente de 15 anos, no dia 9 de abril, do povo Yanomami, em Roraima, deve nos colocar em alerta máximo. Link: https://bit.ly/2VgCxyE

▪️Ele vivia em aldeia próxima a garimpos ilegais o que reforça os alertas que estamos dando sobre a necessidade de ampliar a proteção dos nossos territórios.

▪️Até o momento, 23 indígenas estão entre os casos suspeitos e esperam resultados dos exames. 23 parentes testaram positivo para Covid-19 e cinco morreram.

▪️Nós da APIB recebemos diariamente alertas de preocupação de casos suspeitos em diversos territórios e que não estão sendo testados e devidamente acompanhados.

▪️A APIB apresentou, no início do mês de março, propostas para a articulação de um plano emergencial a ser conduzido pelo Governo Federal. Link: https://bit.ly/34IH4wz

▪️Na última semana, encaminhamos aos governadores de todos os Estados a solicitação de adoção urgente de 10 medidas que precisam ser realizadas. Link: https://bit.ly/2wIDHcu

▪️Não estamos expostos apenas ao vírus, mas também ao aumento das invasões e crimes cometidos contra os nossos territórios e contra as nossas vidas.

▪️Dadas as dificuldades logísticas, a precariedade da rede de saúde e a nossa vulnerabilidade epidemiológica, é urgente a adoção de medidas para nossa proteção.

▪️Seguiremos cobrando e denunciando toda e qualquer ação e ou omissão do governo Bolsonaro, que coloque em risco nossa existência.

▪️Nós da APIB, nos solidarizamos com as famílias que perderam seus parentes por esta nova doença. Seguiremos sem trégua ou recuo, nessa luta pela vida.