O primeiro caso confirmado de contaminação por Covid-19 entre indígenas brasileiros foi de uma jovem de 20 anos do povo Kokama, no dia 25 de março, no município amazonense Santo Antônio do Içá. O descaso do Governo Federal e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) fez com que a região seja, atualmente, o território com a maior quantidade de casos confirmados de indígenas com o novo coronavirus no Brasil e que o povo Kokama seja a população indígena com mais mortos até este momento.

Em pouco mais de um mês da confirmação do primeiro caso, o povo Kokama perdeu nove parentes para a doença, de acordo com levantamento da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Em nota publicada por lideranças Kokama, eles denunciam o racismo institucional e falta de atendimento na região do Alto e Médio Solimões no Amazonas: “O Hospital Militar HGUT, de Tabatinga, tem insistido em registrar na declaração de óbito do nosso parente como ‘pardo’”. As lideranças evidenciam a falta de atendimento da SESAI e a consequente subnotificação de casos.

A região possui 61 indígenas que testaram positivo para Covid-19, segundo dados da Coiab e da Sesai atualizados hoje. Por ser uma região de fronteira com Peru e Colômbia e que abrange três municípios (Tabatinga, Benjamin Constant e Santo Antônio do Içá) com grande circulação de pessoas, a necessidade de ação do poder público (federal, estadual e municipal) se torna ainda mais urgente.

Nós, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), reforçamos as exigências feitas pelos nossos parentes Kokama na nota publicada neste domingo: para que Sesai, Funai e MPF atuem de forma urgente para evitar a continuidade da propagação da doença na região. O Governo Federal deve ser responsabilizado pela grande quantidade de indígenas mortos e infectados no Amazonas. Além do povo Kokama, o povo Tikuna – que também possui grande população no mesmo território – registra sete parentes mortos por Covid-19, de acordo com dados da Coiab até o momento.

Acesse o pedido de socorro feito pelas lideranças do povo Kokama e fortaleça a pressão do movimento indígena para enfrentar a pandemia: https://bit.ly/pedidoSocorro