A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) repudiam a invasão de madeireiros, da região da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns, na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR) e a ameaça de invasão a sede do Conselho Indígena Tapajós-Arapiuns (CITA), no Pará, na manhã desta segunda-feira, 03 de maio.

De maneira autoritária, truculenta e irresponsável, os invasores colocaram em risco a vida de homens e mulheres, lideranças da entidade sindical que estavam no local no momento da invasão. Compreendemos que quaisquer reivindicações ou contestações contra as decisões judiciais devem ser feitas de forma legal, perante a lei e aos órgãos responsáveis. 

Reafirmamos que compactuamos com a Ação Civil Pública (ACP) movida pelo STTR e CITA e ratificamos a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que, em revisão de 30 de abril, suspendeu a decisão liminar da Justiça Federal de Santarém que autorizava a retomada dos processos de Plano de Manejo para exploração madeireira dentro da Resex, até que seja realizada uma consulta prévia, livre e informada às 78 comunidades tradicionais e aldeias que vivem na reserva. 

Assim como explanado pelo CITA em sua nota de repúdio, sabemos “o quão difícil é enfrentar projetos revestidos de discursos “sustentáveis”, pela sua facilidade de convencimento, mas que sempre esconde seu real motivo, o lucro acima das vidas que existem nesse território”. 

Nós, movimento indígena, nos solidarizamos com todos os homens, mulheres, e lideranças que estão tendo sua liberdade e segurança ameaçadas, de forma covarde e desonesta. Reafirmamos que continuaremos nossa luta. As intimidações não vão calar nossas vozes!

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB)

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)

 

03 de maio de 2021.