O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou de pauta, nesta quarta (16), o julgamento do Cacique Marcos Xukuru, que havia iniciado dia 11 de junho e deve definir se ele pode tomar posse como prefeito do município de Pesqueira, em Pernambuco. A suspensão aconteceu após o ministro Edson Fachin pedir destaque do processo. O retorno para a pauta de julgamento segue sem data definida.

O cacique, líder do povo Xukuru há 20 anos, luta para ter o seu direito de ser empossado prefeito e reconhecido pelo TSE. Ele foi eleito, em 2020, e é vítima em uma ação de base racista que foi provocada pela atual prefeita da cidade, que concorria à reeleição e foi derrotada nas urnas por Marcos no dia 15 de novembro e foi movida pelo Ministério Público Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco indeferiu a candidatura de Marcos, neste processo, em decorrência de um atentado em que ele próprio e seus seguranças foram vítimas em 2003. Acusado de dano ao patrimônio privado, de vítima passou a ser réu na ocasião. Dessa forma, com a candidatura sub judice, o cacique corre contra o tempo e luta para que o TSE reconheça o seu direito de ser prefeito de Pesqueira.

Leia nota da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em apoio a candidatura do Cacique Marcos aqui