No último dia 04, às vésperas da comemoração dos 33 anos da Constituição Federal à Terra Indígena Laranjinha, localizada no norte do estado do Paraná realizou um importante e inédito ato ao receber os vereadores do município de Santa Amélia realizando a primeira sessão ordinária da câmara municipal numa comunidade indígena.

Foi aberto espaço para participação dos representantes indígenas sendo o Cacique Everton, cacique da Terra Indígena Laranjinha, também participou o coordenador da Arpinsul, Marciano Rodrigues e um assessor parlamentar.

Além das pautas formais apresentadas na sessão ordinária todos os vereadores se manifestaram agradecendo a recepção comunidade, um momento único, onde se disponibilizaram para defender as questões indígenas na câmara e no executivo municipal.

Rafael Abner Severino, 24 anos, um dos mais jovens parlamentares indígena do Brasil se pronunciou de forma muito emocionada primeiramente pela confiança da comunidade guarani nhandewa na última eleição e pela confiança de seus companheiros em realizar a primeira sessão da história da câmara numa terra indígena. 

O cacique ainda mencionou a importância de incentivar a participação dos indígenas na política partidária e na luta para defender os direitos conquistados. Odilon um dos vereadores também lembrou dos direitos constitucionais que vem sendo ameaçado, principalmente dos Povos Indígenas, e deve fazer cumprir e não deixar só no papel. 

O presidente da câmara Luiz Henrique leu um trecho da história da presença indígena no município e se comprometeu em continuar valorizando a cultura indígena e voltar a fazer novamente uma sessão na aldeia com público maior assim que amenizar a pandemia.

Devido à pane nas redes sociais, não foi possível realizar a transmissão da sessão nas redes sociais. Mas é possível assistir pelo seguinte link: https://youtu.be/Do1coKhs2e8