A Articulação dos Povos Povos Indígenas do Brasil – APIB lamenta profundamente o falecimento no último domingo, 20/08, do professor e líder indígena Rivelino Pereira de Souza, do povo Macuxi, e manifesta aos familiares, ao seu povo e demais povos indígenas de Roraima suas condolências por esta irreparável perda.

Rivelino, quando assumiu o cargo de coordenador-geral de Políticas Esportivas Indígenas (COPE)
na Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) DO Ministério do Esporte, entre 2012 e 2015 impulsionou várias atividades, sendo a última o I Fórum Nacional de Esporte e Lazer para Povos Indígenas, na busca da construção de uma Política de Esporte e Lazer que beneficiasse a todos os povos indígenas do Brasil. Nesse período, Rivelino jamais esqueceu de suas origens e de sua identificação intrínseca com o movimento indígena, local, regional e nacional.

Que o exemplo do líder Rivelino, inspire e fortaleça as lutas dos povos e organizações indígenas do Brasil, contra o cenário de regressão e supressão de seus direitos originários pautados hoje pelo governo de turno e a bancada ruralistas no Congresso Nacional.