O jornalista e antropólogo Spensy Pimentel entrevista as lideranças indígenas Sonia Guajajara, Renata Machado, da Rádio Yandê e o antropólogo Rubens Thomaz de Almeida. Eles vão conversar sobre o que está em jogo para os povos indígenas depois de o Presidente Michel Temer ter tomado as rédeas do país.

Recentemente, um parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) assinado por Temer determina que povos indígenas que não ocupavam suas terras originárias em 1988 não têm direito a reivindicá-las. Com a decisão, o número de terras que podem ser demarcadas diminui.

Lideranças indígenas e antropólogos  se reúnem na Casa Pública para discutir como essa e outras medidas tomadas pelo governo Temer tem impactado os direitos das populações tradicionais no Brasil.

(( Sobre os convidados))

Sobre Sônia Bone Guajajara
Nascida em uma aldeia do povo Guajajara – Tentehar no Maranhão, Sônia Bone hoje está à frente da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil –APIB, onde exerce a função de coordenadora-executiva. Graduada em letras e pós-graduada em Educação Especial pela Universidade Estadual do Maranhão.

Sobre Renata Machado
Renata Machado é indígena da etnia Tupinambá, jornalista, roteirista e produtora. Trabalha a comunicação voltada para as etnomídias, descolonização dos meios de comunicação e fortalecimento das narrativas indígenas. Ela é uma das idealizadoras e coordenadoras da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena brasileira.

Sobre Rubem Thomaz de Almeida
Graduado em Ciências Sociais (USP) e mestre em Antropologia Social (Museu Nacional -UFRJ). Acompanha os Kaiowa e os ava-guarani no Paraguai Oriental, Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná desde 1973, em pesquisas e programas de “antropologia da ação”. Especializado na questão fundiária dessa população. Diversos títulos publicados dentro e fora do país.

Sobre Spensy Pimentel 
Spensy Pimentel é antropólogo e jornalista, formado pela USP, com histórico de trabalho junto aos povos indígenas, particularmente os Guarani. Hoje, é professor na Universidade Federal do Sul da Bahia e atua no audiovisual, em parceria com a documentarista Joana Moncau.