“Estamos aqui, representantes indígenas do Brasil para denunciar todos os ataques diretos aos nossos Direitos, aos nossos povos e a nossa vida. Podem confiar parentes, trazemos aqui as vozes silenciadas pela repressão, pelo assédio, pela ganancia, não vamos nos calar diante de tanto abuso e tanto retrocesso. Para continuarmos sendo indígenas temos que lutar forte para isso, pois hoje os ruralistas acharam um jeito de inverter o conceito de Autonomia e a defendem conforme o entreguismo de nossos Territórios para a exploração e total destruição segundo a lógica usada para invadir as terras indígenas.
“A bancada ruralista é o principal sujeito político do agronegócio e conduz, visivelmente, a estratégia do setor. É composta por parlamentares de diferentes partidos e regiões do país. No entanto, deputados que fazem parte do núcleo duro da bancada são provenientes da região sul do Brasil. Nesta região, a última fase de desterritorialização indígena, ocorrida por volta de meados do século XX, se deu fundamentalmente por meio da tática do arrendamento das terras dos povos, especialmente dos Kaingang.” Trecho do Artigo de Cleber Buzatto, do CIMI – Centro Indígena Missionário.

Vamos em frente que vem muita luta por aí.

Sônia Guajajara e Luiz Eloy, representantes da APIB, preparam discurso para o parlamento europeu

O que é Guardiões e Guardiãs da floresta do European Tour?

A Tour Europeia Guardiões da Floresta é um grupo constituído de lideranças indígenas do Brasil, América Central, Bacia Amazônica e Indonésia, representantes de organizações indígenas e florestais farão incidência política percorrendo de ônibus algumas cidades europeias de cinco países, para denunciar e dar visibilidade sobre as diversa lutas, e a realidade política e social de seus países no caminho para Bonn, onde acontecerá a COP23 sobre as Mudanças climáticas. O objetivo principal é contactar a imprensa, instituições não governamentais, autoridades políticas e da sociedade civil, e denunciar a perseguição enfrentada por fazerem essa defesa. O mundo precisa reconhecer os povos indígenas e comunidades florestais como os maiores guardiões da floresta no planeta. Essa incidência também é uma oportunidade para fortalecer os laços entre as várias organizações presentes, treinar jovens líderes e elevar o papel das mulheres na liderança de comunidades e do movimento indígena em todo o mundo.
Encontre todas as informações sobre a turnê: https://guardiansoftheforest.me/

Qual é a duração e quais são as datas da turnê e a COP23?

A turnê começa em 15 de outubro na cidade de Colônia, na Alemanha, e termina em 5 de novembro, também nesta cidade, onde alguns representantes já seguem para a participação na COP do Clima em Bonn
Segue a programação de turnos:
• Colónia: a partir de outubro 15-17
• Bruxelas: a partir de outubro 18-25
• Paris: a partir de outubro 25-27
• Amsterdam: a partir de outubro 27-30
• Berlin: a partir de 30 outubro – 2 novembro
• Colónia / Bona: 2 de Novembro até ao final de agenda de cada delegad(o)a.
A COP23 tem lugar em Bonn de 5 a 18 de novembro. Para mais informações sobre a COP visite o seguinte link: http://newsroom.unfccc.int/es

A delegação é composta de cinco delegadxs das seguintes organizações.
• AMPB
• COICA
• AMAN
• APIB
Este grupo é composto por 20 pessoas, é adicionado 1 representante da REPALEF (RDC, África) e 15 outros para o pessoal técnico de apoio, tradução, logística e comunicação. No site da turnê você vai também encontrar os nomes e organizações de cada delegada (o)