Está confirmada a sétima morte de um indígena por Covid-19. O Tuxaua de 67 anos da etnia Sateré Maué faleceu ontem (17), no município de Maués, Amazonas. Mas para o Governo Federal apenas 3 indígenas morreram até o momento devido ao novo coronavírus. Isto acontece porque a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, não faz o atendimento e o registro dos indígenas não aldeados.

Nós da APIB repudiamos esta medida e exigimos a revogação urgente da portaria 070/2004 para garantir que a SESAI atenda todos os indígenas, aldeados ou não. É uma ação de racismo institucional que invisibiliza e desassiste os povos indígenas que vivem em áreas urbanas. Somos indígenas dentro ou fora de nossos territórios. Estamos em uma situação de grande vulnerabilidade, com risco real deste novo vírus causar outro genocídio.

Até o momento, 28 indígenas estão entre casos suspeitos e esperam resultados dos exames. 27 indígenas testaram positivo para Covid-19. A grande maioria dos casos confirmados estão no estado do Amazonas, que já declarou colapso na rede hospitalar devido o aumento dos casos de coronavírus. Estamos recebendo denúncias diárias sobre a falta de testes rápidos em muitos parentes com suspeitas em todo o Brasil e acreditamos que os dados divulgados estão subnotificados.

Nos solidarizamos com as famílias e os povos de nossos parentes que faleceram. Não são números são vidas e seguiremos lutando pela proteção dos povos indígenas.