As mortes de indígenas contaminados por Covid-19 aumentaram 800% em 15 dias, durante o mês de abril. Foram 9 casos registrados entre os dias 6 e 21 deste mês, um salto no número de casos comparado com o mês de março, que registrou a primeira morte pela doença de uma indígena do povo Borari, de 87 anos, no município de Santarém, Pará. Este dado pode ser ainda maior se outros óbitos que estão como casos suspeitos tiverem exames confirmados para doença e as subnotificação de casos por parte do Governo Federal pararem.

Dos 10 casos registrados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) até hoje (23), apenas 4 são contabilizados pela estatística da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde. Para nós da APIB as subnotificações e o fato da SESAI não acompanhar e registrar os indígenas que vivem nas cidades fora dos territórios tradicionais é um ato de racismo institucional. Continuamos exigindo a revogação urgente da portaria 070/2004 para garantir o atendimento de todos os indígenas, aldeados ou não.

A APIB orienta que os parentes que vivem fora dos territórios ou que estão nas cidades para realizar tratamento para Covid-19 exijam que no cadastro do SUS seja registrado seu atendimento como indígena, indicando o nome do seu povo.

Não aceitamos ações que invisibilizam os povos indígenas para camuflar o risco real de um novo genocídio. Parentes essa doença não é uma gripizinha como afirma o presidente Bolsonaro. A taxa de mortalidade entre povos indígenas por doenças como a gripe é muito alta. Um estudo divulgado, hoje (23), alerta que mais de 81 mil indígenas estão em situação de extrema vulnerabilidade no Brasil durante a pandemia da Covid-19.

Nós da APIB recebemos diariamente denúncias de casos suspeitos em diversos territórios e que não estão sendo testados e devidamente acompanhados. Seguimos exigindo do governo federal e dos governadores em cada estado a adoção de medidas para proteção dos povos indígenas. Não estamos expostos apenas ao vírus, mas também ao aumento das invasões e crimes cometidos contra natureza e as nossas vidas.

Acompanhe a luta dos povos indígenas para enfrentar a pandemia. Acesse: quarentenaindigena.info