Alerta APIB #17 Covid-19 e povos indígenas
Brasil, 08 de maio de 2020

A cada dia perdemos vidas indígenas para a pandemia da Covid-19. É alarmante a omissão do Governo Federal na garantia da proteção dos povos. E o que acontece com os Kokama, no Amazonas, é o retrato dessa violência. Em quatro dias dobraram as mortes entre os nossos parentes por Covid-19. Um crescimento de 9 para 22 mortes registradas em um unico povo, entre os dias 3 e 7 de maio, o que demonstra um alto grau de letalidade da doença entre os Kokama, que teve o primeiro caso registrado da doença entre indígenas no Brasil, no dia 25 de março.

“A Covid-19, falando em etnia kokama, recentemente, já matou 12 parentes kokamas, parentes esses que moram em comunidades, como não dizer que foi omissão, nós líderes estamos fazendo a nossa parte, esperamos que nossos governantes façam as partes deles.”, denuncia em nota a Associaçao de Índios Kokamas Residentes no Município de Manaus (AKIM).

De acordo com dados da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), no Amazonas os casos de mortes entre o povo Kokama aconteceram nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, Itacoatiara, Autazes e Manaus. Além do povo Kokama, o Amazonas, possui 43 indígenas mortos por Covid-19 de nove povos diferentes.

Não são número, são vidas e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) junto com suas organizações de base está trabalhando o levantamento das informações sobre os casos de Covid-19 entre povos indígenas, sobretudo os casos subnotificados e não acompanhados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

É fundamental denunciarmos esse descaso criminoso do Governo Federal e visibilizarmos o que está acontecendo com os povos durante a pandemia. No último levantamento feito pela APIB, ontem (7), 55 indígenas morreram por Covid-19 e 223 parentes estão com testes confirmados para a doença, atingindo 30 povos nas regiões Norte, Sul, Nordeste e Sudeste. Em contraponto a Sesai contabiliza no mesmo período 14 mortes e 176 casos de indígenas contaminados.

Hoje (8), iniciamos a nossa Assembléia Nacional de Resistencia Indígena para construirmos um plano construir um plano de enfrentamento específico à pandemia. Acompanhe @apiboficial e apib.info

#coronavirus #povosindigenas