Termo de Referência
Contratação de profissional de comunicação Social Media

Interessados na vaga devem encaminhar para o email [email protected] o currículo, portifólio e uma carta de apresentação indicando a pretensão salarial com contatos de referencia. Favor colocar no título do email “inscrição para vaga de Designer”.

Prazo de inscrição: 31 de agosto à 4 de setembro

Contexto
O presente termo de referência foi construído em um momento de intenso ataque a vida dos povos indígenas. A pandemia da Covid-19, chegou de forma avassaladora e obrigou a criação e replanejamento de diversas frentes de ação da APIB, dentre elas a comunicação. A necessidade de adotar as recomendações de isolamento social, da Organização Mundial de Saúde, colocou a comunicação em um papel ainda mais central para que as atividades ligadas a APIB pudessem acontecer. O Acampamento Terra Livre 2020 foi realizado inteiramente online e acabou sendo uma espécie de balão de ensaio desse atual contexto de mobilização. A cada novo desafio existe a necessidade de reinventarmos nossas estratégias. O movimento indígena possui uma característica histórica de mobilizações presenciais como um processo de fortalecimento político e cultural de todo o movimento. As estratégias da APIB estavam enraizadas nesta dimensão presencial. Agora é necessário fortalecermos outras características de mobilização, e entendemos que isso passa por conseguirmos estruturar uma equipe de comunicação da APIB. Fortalecer as ações de articulação e produção de conteúdo que já existem, estimular as relações colaborativas e ampliar a diversidade de vozes dos povos indígenas do Brasil são alguns dos desafios colocados para a comunicação. Neste sentido apresentamos o seguinte termo de referência para contratação de um(a) designer para fortalecer a equipe de comunicação da Apib.

Objetivo
Contratação de um(a) profissional designer para produção de conteúdos da Apib

Atividades previstas
Produção de conteúdos gráficos para as ações de comunicação da Apib com foco em redes sociais e site da Apib.
Elaboração de identidades visuais para campanhas conduzidas pela Apib caso seja necessário.

Sobre a/o profissional
– Possuir graduação na área de comunicação social (não obrigatório);
– Possuir experiência de pelo menos 03 anos atuando como designer;
– Envolvimento com movimento indígena e movimentos sociais
– A vaga é destinada para profissionais indígenas e não indígenas;

Quantidade de profissionais: 01

Carga horária: Tempo Integral

Da execução dos trabalhos
O desenvolvimento do trabalho será acompanhado pela Coordenação Executiva da Apib. Todas as propostas de ações bem como todo material desenvolvido deve passar por aprovação dos mesmos.