A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) vem por meio desta nota manifestar seu apoio irrestrito à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) que é a nossa instância maior de articulação nacional.

Nos últimos tempos, com mais intensidade nas últimas semanas, a APIB e seus coordenadores-executivos vêm sofrendo diversos ataques, tentativas de criminalização, perseguição e ameaças por defender os direitos dos povos indígenas, sobretudo direcionados a coordenadora-executiva da APIB pela COIAB, Sonia Guajajara, do povo Guajajara. Manifestamos nosso mais veemente repúdio a essas agressões.

Junto aos aliados e as parcerias no Brasil e no exterior, a APIB e suas lideranças têm tido um papel fundamental no sentido de mobilizar e unificar a luta e as demandas dos parentes de todo o território nacional. Nossa Articulação vem sendo construída a muitas mãos, que envolve lideranças diversas, entre mais velhos, jovens, mulheres, professores, espalhadas por todo o Brasil, num trabalho duradouro que vem ocorrendo por décadas.

A COIAB, como uma das organizações de base da APIB, condena qualquer tipo de ataque, ameaças, perseguições ao movimento e lideranças indígenas, que vem trabalhando incessantemente de forma correta, justa, transparente e democrática em defesa dos direitos do coletivo e respeitando a institucionalidade brasileira.

As agressões recentes desferidas contra o movimento indígena e a APIB – como, por exemplo, a carta caluniosa, desrespeitosa e criminosa publicada por um “grupo de agricultores e produtores indígenas”, que fez ataques à coordenadora-executiva, Sonia Guajajara; bem como manifestação feita pelo Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores da Saúde Indígena (Sindcopsi) – ignoram deliberadamente que todas as atitudes tomadas pelo movimento indígena em anos recentes têm a ver com a luta incansável pelo pleno exercício dos nossos direitos: sejam eles a autonomia dos territórios, sejam as prerrogativas previstas dentro da atenção à saúde especial indígena – lembrando que a própria saúde especial indígena é uma conquista, fruto dessa mesma luta.

A APIB vem trabalhando incansavelmente junto a sua rede de organizações nas bases para o reforço e contínuo fortalecimento de ações. Consideramos que a mobilização democrática e interinstitucional é um instrumento fundamental para a construção da sociedade plural e diversa que queremos.
Os ataques recentes não irão pôr em xeque a credibilidade da atuação da APIB junto ao movimento indígena, não irão descredibilizar nossas instituições representativas e as nossas lideranças e não serão bem-sucedidas em nos dividir, nos enfraquecer e fragmentar, pois temos uma base sólida e construída ao longo dos anos de luta.

Nesse sentido, pedimos maior atenção da sociedade brasileira, dos nossos apoiadores, dos nossos aliados e de todos que somam à causa indígena neste país para que fiquem atentos e não se deixem levar por qualquer manifestação realizada por indivíduos oportunistas que atacam o movimento indígena legítimo.

Desta maneira, nós da COIAB, com toda sua rede composta por povos, lideranças e organizações indígenas dos nove estados da Amazônia brasileira, manifestamos e nos juntamos com as demais organizações de base da APIB nesse momento de reafirmar nosso apoio a nossa instância maior, que é a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Somos o movimento indígena, e estamos no exercício da liberdade e da autonomia.

Seguimos juntos na luta em defesa dos nossos direitos!

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)
Manaus, 30 de março de 2021