O pedido é resultado das articulações que a Apib  tem feito com as entidades sobre as violências sofridas pelos indígenas brasileiros

Em comunicado publicado nesta sexta-feira (15/07), a Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e a ONU Direitos Humanos pedem proteção para os povos indígenas do Brasil. O comunicado é uma resposta aos relatórios e articulações que a Articulação dos Povos Indígenas (Apib) tem feito com as entidades sobre as violências sofridas pelos indígenas brasileiros, como os ataques e assassinatos ocorridos na comunidade Comunidade Guapoy, localizada no município de Amambai no Mato Grosso do Sul.

Ao longo das últimas semanas, o território vem sendo atacado. No dia 24 de junho e 14 de julho, os indígenas Vitor Guarani Kaiowá e Márcio Pereira foram assassinados dentro da comunidade. O primeiro morto durante um ataque da Polícia Militar do Estado e o segundo assassinado horas após a visita do Coordenador Jurídico da APIB, Dr. Luiz Eloy Terena.

No documento, a CIDH e a ONU afirmam que o Estado brasileiro deve investigar os casos de violência contra indígenas e implementar medidas urgentes que busquem proteger a vida e a integridade desses povos e daqueles que defendem seus direitos. Elas também observam com preocupação o envolvimento das forças policiais brasileiras em diversos casos de violência contra indígenas e apontam a necessidade de o Estado brasileiro investigar o envolvimento de policiais em ações de empresários contra povos que reivindicam terras ancestrais.

Leia o comunicado da CIDH e da ONU Direitos Humanos aqui