Começa hoje a Grande Assembleia do Povo Terena, na aldeia Brejão em Nioaque. O encontro vai até dia 27 de agosto.

As 19:00 horas do dia 24, tem a abertura e uma mesa de debates, em celebração aos 10 anos de realização das grandes assembleias Terena.

Dia 25 às 8 horas haverá uma mesa sobre “Análise de Conjuntura da Política Indigenista no Brasil: Desafios Postos a Efetivação dos Direitos Indígenas”, com representantes da APIB, Conselho Terena e CIMI. Após, debate sobre a “Saúde Indígena: Situação nas Aldeias e Retomadas”, com convidados da APIB, CIMI, MPF, DPU, FUNAI, CNDH, SESAI, CONDISI, FIOCRUZ e ABRASCO. A tarde terá um debate sobre a “Situação Jurídica dos Territórios Terena: a Luta Contra o Marco Temporal”, com APIB, MPF, DPU, FUNAI, CNDH, CIMI, CTI, ABA, Juristas para Democracia, Aty Guasu, Rede dos Advogados Indígenas. Fechando o dia, uma mesa com a Comissão da Juventude Terena.

Dia 26 às 8 horas, ocorrerá uma mesa das mulheres Terena, após haverá uma mesa sobre o projeto Aldear a Política, promovido pela APIB. A tarde, debate sobre sustentabilidade nos territórios indígenas e educação escolar indígena. A noite, o lançamento da candidatura à deputada estadual de Val Eloy Terena (PSOL). Após o lançamento, haverá apresentação do DJ Erik Terena.

O encerramento será na manhã do dia 27, com os encaminhamentos debatidos e leitura do documento final. “As assembleias representam um papel fundamental no processo de congregar as lideranças em torno da luta de seus direitos, na minha tese de doutorado eu chamo isso de ‘o despertar do povo terena’. Desde que elas começaram as lideranças começaram a debater a situação dos territórios indígenas, a saúde, a educação e é delas que surge o projeto Aldear a Política, pois vemos a necessidade de termos representação política, além de lutar pelos nossos territórios. Essa sempre foi uma pauta provocada pelo Conselho do Povo Terena”, pondera o advogado Luiz Eloy Terena, um dos idealizadores do evento.

Siga @apiboficial e nossas organizações regionais indígenas de base: @apoinme_brasil | @coiabamazonia | @arpinsulindigenas | @cons.terena | @atyguasu | @yvyrupa.cgy | @arpinsudeste

#LutaPelaVida #vidasindígenasimportam