Na noite da ultima terça-feira (18) parentas e parentes Kaingang e Laklãno Xokleng retomaram a área no Morro do Santana, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O local estava abandonado, e na mira das construtoras da cidade que pretende construir condomínios.

O Local trata-se de um território ancestral Kaingang, que agora está em processo de retomada, para que os parentes e parentas possam proteger esse espaço da ganancia do não indígena. Chega de derrubar arvores, chegar de tirar vidas!

Dona Iracema, segura em suas mãos, mudas de Fág (araucária) que é sagrada para o povo Kaingang e que serão plantadas no Morro do Santana, dona Iracema é Kujá, e conta que naquele espaço estão enterrados muitos umbigos Kaingang e fala que um dos principais objetivos da retomada é preservar a mata e sua diversidade.

Nossos encantados nos acompanham e estão conosco em tudo que existe ao nosso redor, as arvores, os animais, o ar, a água, e a cada arvore que plantamos, também estamos plantando esperança, esperança de vida, não só a quem planta, mas para todos e também precisamos cuidar das matas que já existem e resistem.

Resista como um Fág! Resista como nós indígenas!

O Futuro é indígena! O futuro é agora!

Foto @danihuberty/Comin