O Pod Parente, é o podcast da APIB, construído por comunicadores indígenas, trazendo temas importantes para o movimento indígena.

No episódio #05 do PODparente saiba tudo sobre a campanha “A resposta somos nós!”, lançada pela Apib durante a COP 16.
Fique por dentro das últimas incidências internacionais, na COP 29 e no G 20. E a conquista da terra Ñhanderu Marangatu.
Conheça também a música do grupo cultural Indígena Walê Fulni-ô e a banda Pé de Cerrado.

O 4º Episódio do Pod Parente, como titulo “MARCO TEMPORAL – O genocídio legislado continua”, traz um panorama de como anda a tramitação do Marco Temporal nas várias camadas que o compõem, como a Lei 14.701/2023, PEC 48/2023 e a câmara de conciliação que vai acontecer no próximo dia 05 de agosto.

Em setembro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a tese do Marco Temporal como inconstitucional, no mesmo dia foi protocolada a Proposta de Emenda Constitucional 48 (PEC 48) que prevê a alteração do artigo 231 da Constituição Federal de 1988 para regulamentar sobre o Marco Temporal.  Ainda em dezembro de 2023, o Projeto de Lei 2903, foi aprovado e virou a Lei 14.701, que trata do Marco Temporal entre outras medidas anti indígena. 

Apesar da Lei 14.701 ser inconstitucional, está em vigor e através disso, muitos ataques à comunidades indígenas têm acontecido pelo território nacional. Nossos direitos não podem e não devem ser negociados. 

Com narração de Sally Nhandewa e Yago Kaingang. 

O 3º episódio do Pod Parente, fala sobre o histórico de luta de Acampamento Terra Livre, que está completando 20 anos em 2024.

O 2º episódio tem como tema a atuação das Mulheres Indígenas, em especial na luta contra o Marco Temporal, com o título “Nosso Marco não é Temporal, nossa história é ancestral”. Contamos com a narração de Luene Karipuna, comunicadora da Coiab e Sally Nhandewa comunicadora da Aty Guasu.

Esse 1º episódio traz como tema a retrospectiva de 2023 e as perspectivas para 2024, com o título “O ano mais quente e a luta indígena!” e tem a narração de Luene Karipuna e Pepiaka Krikati comunicadores da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). O Pod Parente é produzido pela COMunidade da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).